Share/Bookmark

Customização de Camisas por Dan Davi

1 comment


Bem, essa técnica é (em prática) bem simples. Não precisa ter uma coordenação motora desenvolvida pra fazê-la, mas saber usar alguns recursos de um editor de imagem. Eu mesmo já a usei muito para fazer presentes diferentes pros amigos (dica).


Esse tutorial é uma colaboração do @dan_davi para a Clearing, meu irmão e customizador de camisas. Já vi muitos resultados e garanto que é muito bom!

Um pouco sobre o autor: Daniel David vive em Aracaju, trabalha a pouco tempo com customização de camisas. Também criador da Boltarts marca que trabalha com personalização de camisas. Vocês podem seguir a @boltarts no Twitter e esperar as peças no Neonico.

Os materiais:

• T-shirt de malha lisa. De preferência malhas simples – malhas com muito cotton não são legais para pintar;
• Pedaço de papelão;
• Folha de papel couché no tamanho A4;
• Fita dupla-face;
• Pincéis de cerdas curtas e chatas (454), nos tamanhos 0 (fino) e 10 (grosso) - eles são ótimos e baratos também;
• Tinta puff.



Agora vamos à edição da imagem:

Para esse exemplo escolhi uma foto do Teo (criador do Neonico) que catei no Facebook. Uma foto simples, sem muitos detalhes, sempre assim, ok?!
Se a foto que você escolheu já estiver na escala de cinza pule o próximo passo.



Ao abrir a foto no editor de imagem (PS CS3), vá à opção (Imagem>Ajustes) Black & White e retire todos os tons de vermelho e amarelo;



Feito isso, use a opção (Imagem>Ajustes) Curvas para iluminar a imagem, separando bem os tons escuros dos claros. Faça isso até conseguir destacar bem as sombras, e apagar os traços mais finos;







Usando um brush (B) sólido, defina os traços mais escuros com o preto, e os traços mais claros de branco. Apague os excessos e escolha a estampa da sua camisa;



Agora com os (Imagem>Ajustes) Níveis, tire tudo o que ainda tinha em excesso. Muitos detalhes só iriam dificultar o trabalho. Salve essa imagem separada, vamos usá-la depois;



Pra finalizar a estampa, retire todos os fios e pequenos detalhes da imagem usando mais uma vez o brush (B) sólido;



Agora vamos por a mão na massa!

Imprima a imagem no papel couché.



Cubra todo o verso do papel com a fita dupla-face.
Corte toda a parte escura. Não se preocupe se errar. Fica mais fácil se dividir em partes.



Retire o outro lado da fita e monte a imagem na camisa.

ATENÇÃO


Vista o papelão com a camisa. Sem isso a tinta irá passar para o outro lado e você irá perder a peça!
Coloque pequenas porções da tinta num recipiente ou pedaço de papel. A tinta puff seca rápido, e ganha outra textura quando exposta muito tempo a temperatura ambiente.
Não pinte diretamente com o bico da tinta!

RELAX



Use o pincel grosso para pintar toda a área cortada. Não se preocupe com os detalhes, a estampa já está definida no papel. Tente cobrir a área logo na primeira demão - a tinta puff ganha uma textura plástica quando aplicada novamente.





Espere alguns minutos e retire o papel. Faça isso devagar e com cuidado! Usando o pincel fino, e seguindo aquela imagem salva, faça agora os pequenos detalhes.





Leve a peça para um lugar arejado. Após uma hora e meia, retire o papelão. Deixe a camisa secar totalmente, então passe a camisa ao avesso. A tinta puff expande com o calor, dando um efeito alto-relevo bem bonito!

1 comment

Dan Davi : 19 de junho de 2010 às 11:20

Demorei, mas vim ver!

Tá lindo! O tutorial ficou melhor aqui do que no Neonico! *-*

:*

Postar um comentário

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 Teste e Aplicações | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER